MPT em Quadrinhos Nº 63 - DNSSE - Boletim Pedagógico
Geografia, podemos estudar as regiões do país a partir dos números de aci- dentes e elaborar mapas de calor. E emCiências, ao estudar as partes do cor- po, podemos debater e refletir sobre o tema ao pesquisar as regiões do cor- po mais atingidas pelos acidentes do trabalho. Maquetes Construção demaquetes representando espaços adequados às pessoas. Tam- bémpodemos, a partir dos dados coletados no Observatório de SST, analisar e construir maquetes na disciplina de História sobre os principais ramos de ativi- dade produtiva em cada região do país e os custos dos acidentes para o país. Músicas e paródias Criação de letras de músicas e paródias sobre o tema com interpretação pe- las crianças. Veja as paródias abaixo: 1. “É preciso saber viver, se proteger, se precaver” interpretada por crian- ças e professores doMunicípio deMacaé/RJ: https://www.youtube.com/ watch?v=XAZAEw3c9jQ 2. “ABC da Prevenção” interpretada por crianças e professores do Municí- pio de Esperança/PB: https://www.youtube.com/watch?v=ho5zt3Y73N4 Teatros e Esquetes Montagemde peças teatrais ou esquetes para trabalhar o assunto. Poden- do ser feita a dramatização das histórias lidas nas revistas em quadrinhos ou em um roteiro escrito pelo educador/educadora com os alunos e alunas abordando a realidade presenciada por eles. Teatro de fantoches Os alunos e alunas roteirizam a história, produzem os fantoches e apresen- tam o teatro. Trabalhos manuais Confecção de trabalhos manuais dos alunos sobre o tema. Sugestões: • Dobradura; • Máscaras e Fantoches dos personagens das revistas em quadrinhos; • Releitura das capas das revistas em quadrinhos; • Cartões postais commensagens de conscientização; • Mosaicos com figuras selecionadas sobre o tema ou imagens das revistas emquadrinhos. 12
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy ODE4MzY4