MPT em Quadrinhos Nº 62 - DNSSE - Caderno de Atividades

Apresentando o Caderno de atividades Olá, estudante! O que você quer ser quando crescer? Ima- gino que já respondeste várias vezes essa per- gunta. A pessoa adulta, ao se apresentar, geral- mente informa o nome e a profissão. O trabalho é nossa segunda identidade! Mas alguém já te perguntou se você conhece os riscos da sua profissão dos sonhos? Quando criança, eu queria ser professora! Nunca parei para pensar na saúde e na segu- rança do trabalho em uma escola. Hoje sou Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) e também já fui professora e reconhe- ço os riscos dessa atividade. Estresse, exces- so de jornada, postura inadequada, poeira do giz, ruídos, problemas nas estruturas dos pré- dios de muitas escolas são alguns deles. Esses riscos podem causar síndrome de bournout, lesões por esforços repetitivos, distúrbios de voz, problemas de sono irregular, entre outros agravos à saúde. No Brasil, segundo o Observatório de Segu- rança e Saúde no Trabalho ( smartlabbr.org/sst) , elaborado pelo MPT e a Organização Interna- cional do Trabalho (OIT), acontecem cerca de 70 acidentes e doenças do trabalho por hora! De 2012 a 2020, mais de 21 mil trabalhadores e trabalhadoras sofreram acidentes fatais. É possível pesquisar informações sobre os aciden- tes em cada um dos mais de 5 mil municípios brasileiros. Os números são bem assustadores. Já pensou que triste? Essas pessoas que perderama vida no trabalho também tinham famílias. E crianças e adolescentes como vo- cês podem ter perdido a mãe, o pai, um tio, uma tia ou outro parente. Se você é um(a) estudante consciente, tenho certeza que está pensando agora que as profis- sões das pessoas da sua família e a que você quer ter no futuro também têm riscos, mas que precisamos aprender a preveni-los para ter am- bientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Uma coisa é certa: o modelo repressivo, em que a empresa é multada quando acontece um acidente e as pessoas só têm contato com as questões relativas à segurança e à saúde no tra- balho quando começama trabalhar, é ineficiente. E reconhecendo essa deficiência, a Lei Fe- deral nº 12.645/2012 instituiu o dia 10 de ou- tubro como o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas e sugeriu a adoção de ativi- dades para o estudo e a reflexão desse tema no ambiente escolar, como palestras, concursos de desenhos, frases ou redações, eleição de cipei- ro escolar e visitas em empresas, tudo com o objetivo de aprender a identificar e prevenir os riscos de acidentes e doenças desde a infância. Crianças e adolescentes aprendemmuito rá- pido e impactammuito a comunidade comsuas lições. Já pensou em conversar com sua mãe e seu pai sobre prevenção e fazer comque tomem mais cuidado no trabalho ou, se foremempresá- rios(as), a implementaremmaismedidas de pro- teção coletiva para evitar acidentes e doenças? O Ministério Público do Trabalho (MPT) acreditaque emmatériade segurança e de saú- de no trabalho, amelhor estratégiade atuação é a prevenção e omelhor caminho para imple- mentar a cultura da prevenção é a educação! Este material foi desenvolvido com muito carinho para, junto com as revistas MPT em Quadrinhos (mptemquadrinhos.com.br) , ajudar vocês a conhecerem, refletireme aplicaremcon- ceitos básicos relativos à segurança e à saúde nas escolas, no trabalho e em todos os lugares e assim se tornarem parceiros(as) do MPT na missão de reduzir os números de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Brasil. Aproveitem! Leiama HQ 61 do Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, realizem as atividades propostas neste caderno e nas escolas, como concursos de frases, desenhos e redações, músicas e poesias, participem de palestras, treinamentos e visitas, promovam debates, desenvolvam jogos e entrevistas, fa- çam parte da CIPA escolar. Vamos juntos(as)? Cirlene Luiza Zimmermann Coordenadora da Campanha do MPT Segurança e Saúde nas Escolas

RkJQdWJsaXNoZXIy ODE4MzY4